
Em abril, eventos mil!
Começamos um novo mês com a nossa, já habitual, agenda cultural. Esta semana apresentamos um conjunto de eventos diversificados como concertos, teatro infantil, um seminário, exposição sobre Zeca Afonso e o festival internacional de cinema.
Inspira-te e desfruta com as nossas sugestões!
Barcelos
No dia 2, às 22h, no Theatro Gil Vicente os Clã apresentam o álbum “Véspera”, que marca o regresso da banda aos discos. Formado em 1992, este grupo musical português lançou o seu nono disco no confinamento e foi um sucesso junto do público e da crítica.
No mesmo dia, mas na Casa da Juventude realiza-se o seminário “ReCriar a Humanidade”, que tem como foco a importância das novas tecnologias para a sociedade intelectual. Esta atividade está inserida no projeto ReCriArte e terá início às 9h30, preenchendo toda a manhã com vários momentos educativos.
Clã
Porto
No dia 4 e até final do mês, dia 30, a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho (Maia) em parceria com a Associação José Afonso tem ao dispor uma exposição que tem como objetivo dar a conhecer e ilustrar os locais onde José Afonso viveu. Com o início do mês de abril marca-se também o início das celebrações do Dia da Liberdade e, por isso, esta homenagem a um dos rostos mais importantes desta revolução. Esta exposição regista, sucintamente, os locais que marcaram o mapa de Zeca Afonso e assim, também, a cronologia da sua vida.
A cidade do Porto recebe há 42 anos um dos festivais de cinema mais prestigiados a nível mundial, o Fantasporto, que traz à cidade invicta um total de 100 a 150 filmes, entre curtas e longas-metragens, e todos eles inéditos em Portugal. Desde o dia 1 até ao dia 10 de abril, o Teatro Rivoli será o espaço onde o mundo do cinema e o público irão celebrar esta arte.
Fantasporto
Viana do Castelo
A 2 de abril, o Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima, apresenta o espetáculo de música “As Canções da Minha Vida” de Fernando Tordo. Neste concerto, o artista recorda os grandes temas e as memórias que sobressaem da sua vida artística. Com um percurso artístico impressionante, que se prolonga por mais de 50 anos, Fernando Tordo é autor de algumas das canções mais célebres da música na língua portuguesa.
Ainda neste dia, no Teatro Municipal Sá de Miranda a peça “O gato malhado e a andorinha sinhá” é destinada ao público mais novo. Este espetáculo conta uma história de amor entre um gato e uma andorinha, demonstrado que é possível o que se pensa ser improvável. A reflexão a retirar desta peça é sobre o mundo em que vivemos onde há preconceito, desigualdades, incompreensão e pouco amor uns pelos outros.
Fernando Tordo
Netflix
A sugestão desta semana é a série documental “Os 7 dias antes”. Lançada em 2018 pela Netflix, conta com uma temporada com 7 episódios, sendo que cada um relata um evento diferente. Veja e testemunhe o entusiasmo e o drama que se vive nos bastidores de grandes eventos de desporto, moda, gastronomia e exploração espacial durante os sete dias antes de se realizarem.
Caso tenhas algum evento que queiras ver partilhado nesta agenda envia email para cultura@noventa.pt.
Já sabes, na quinta-feira voltamos com a nossa agend’arte. Boa semana!