
Neste mês cheio de magia, todos pedimos desejos e um dos nossos é que se continue a apostar e a valorizar a cultura portuguesa. E, por isso, através desta agenda continuamos a contribuir para que este desejo se realize!
Esta semana as sugestões apresentadas decorrem nos distritos de Braga e Porto, sem esquecer o online onde a distância não é entrave para ninguém.
Distrito de Braga
No Theatro Gil Vicente, no dia 10 dezembro, o plano ideal para toda a família: uma peça de teatro sobre a época natalícia. A história acontece no dia de Natal e tem como personagem principal um idoso que não gosta desta quadra festiva até que, entre peripécias e desavenças, ele se apercebe da alegria e do amor que se vive nesta data. Um espetáculo que promete divertir o público de todas as idades!
No mesmo dia, mas na Casa dos Crivos, em Braga, dá-se a inauguração da exposição “Amor em Tempos de Cólera”, onde o conceito base foi abordar a história do amor à arte que não termina mesmo em tempos de incerteza e medo. Em exibição até ao dia 30 de janeiro de 2022, esta mostra é o resultado do trabalho de 25 artistas bracarenses apoiados pelo município em plena pandemia, para que estes desafiassem a sua criatividade e o seu talento.
Ainda na cidade de Braga, ao início da tarde do dia 10, decorre o workshop “Escrita Poética”. Se tens interesse pela escrita, nomeadamente pela poesia, dirige-te à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e desafia o poeta que vive dentro de ti. Nesta atividade podes contar com vários exercícios dinâmicos e com a aprendizagem de recursos técnicos e estilísticos da escrita poética.
Na cidade berço de Portugal, o Centro Cultural Vila Flor dará palco à peça de teatro “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”. Este espetáculo, criado e interpretado por Sara Barros Leitão, tem como objetivo dar a conhecer e valorizar o trabalho das mulheres, o seu poder de organização, reivindicação e mudança. Nos próximos dias 10 e 11, a atriz trará à luz algo que ainda é invisível para muitos, o poder das mulheres no dinamismo do mundo.
Imagem retirada do site cmbraga.pt
Distrito do Porto
O MIP – Mês da Imagem do Porto vai organizar no próximo dia 12, no MIRA FORUM, uma feira de fotografia. Podes encontrar à venda todo o tipo de material fotográfico e de revelação, livros, revistas, fotografias autorais, entre outros.
Um workshop de modelação 3D é a sugestão desta semana para as crianças. No próximo sábado, leva os mais novos ao Fórum da Maia para uma tarde diferente, onde a imaginação e a criatividade vão ser estimuladas. O contacto com esta ferramenta inovadora será uma mais-valia para o futuro, enquanto se divertem.
No espaço PB27 Gallery podes visitar a exposição “Just Looking Around” com a autoria de The Caver. Com um estilo diferenciado, as suas obras captam os olhares do público devido à forte presença de cor e ao conceito enigmático. Desde o dia 11 de dezembro e até ao dia 15 de janeiro de 2022, o trabalho deste artista multidisciplinar, que iniciou o seu percurso no graffiti, estará em exibição na cidade do Porto.
Imagem oficial do evento
Imagem oficial do evento
Online
Filho da Mãe, o alter-ego de Rui Carvalho, apresenta-se esta sexta-feira no Centro e Laboratório Artístico de Vermil, Guimarães. Devido aos poucos lugares disponíveis, este concerto vai ser transmitido em direto no Facebook do espaço. Com o lançamento do seu último disco no mês passado, o artista promete um bom espetáculo acompanhado pela sua guitarra.
O documentário “Struggle: The Life and Lost Art of Szukalski” mostra a vida e trabalho até então esquecidos do pintor e escultor polaco Szukalski. Este relato dá a conhecer o percurso deste artista polaco, que viveu parte da sua vida nos EUA em anonimato. O porquê da sua carreira que prometia ser grandiosa ter sido apagada, é o que é explicado neste documentário, disponível na Netflix.
Esta semana ficamos por aqui! Desfruta destas sugestões, que na próxima quinta-feira voltamos com mais.
+info :