
Uma das decisões mais importantes a tomar no design é a escolha da cor. Esta pode influenciar diretamente o sucesso do teu projeto, como tal, deve ser planeada com cuidado e com atenção a todos os detalhes.
Há infinitas variações de cores e forma de as combinar, por isso é que nós, designers, desenvolvemos uma compreensão profunda sobre este conceito, sabemos como funcionam, como são classificadas e quais as melhores combinações.
A cor pode causar um grande impacto no processo de decisão do consumidor, pois transmitem mensagens e provocam reações inconscientes que podem variar de acordo com as características do público-alvo. Sob a influência de diferentes cores, podemos sentir e pensar de várias formas.
A perceção das pessoas é afetada pela temperatura da cor. As cores “quentes”, vermelho, laranja e amarelo, que transmitem uma considerável sensação de energia, estimulam o cérebro, aumentam a frequência cardíaca e até mesmo a respiração. As “frias”, como os verdes e azuis, têm um efeito tranquilo e relaxante.
Assim, na hora de escolher a cor para o teu design, há fatores que são precisos ter em consideração como o contraste, a harmonia e a legibilidade da tipografia. De modo a tomar a melhor decisão e para que nenhum elemento se sobreponha ou retire qualidade a outro, é necessário perceber como o trabalho ficará quando finalizado e ter conhecimento do contexto em que será utilizado e visto.