
O copywriting define-se como a produção de textos persuasivos para ações de marketing com o propósito de gerar conversões e vendas. É utilizado na produção de conteúdos para as redes sociais, e-mails, sites, blogs, anúncios, infográficos, entre outros.
A principal característica deste tipo de texto é o uso de uma chamada para ação (CTA) que tanto pode ser para clicar num link, como para assinar uma newsletter ou até mesmo para efetuar uma compra de um produto/serviço.
A popularidade deste conceito aumentou imenso nos últimos anos devido ao avanço da internet, e, atualmente, é uma ferramenta essencial na estratégia de marketing digital de qualquer marca.
A linguagem acessível e os títulos curtos, são alguns dos princípios que o copywriting deve cumprir. Deve também focar na emoção, sem exageros.
É apresentado, em forma de texto ou áudio, em:
- Anúncios (televisivos, redes sociais, revistas, jornais…);
- Script (textos utilizados em vídeos publicitários);
- Artigos (blogs, e-books);
- Email marketing.
Objetivo do Copywriting
O CTA é o principal elemento de um copy, o que significa que ao longo da jornada é necessário que o público tenha uma atitude, seja fazer um download, assinar uma newsletter, efetuar uma compra ou simplesmente aceder a um site para ler um artigo, por exemplo. Para que isso aconteça, o copywriter tem de ser capaz de convencer e cativar a atenção do público.
O que é um bom copy?
É aquele que é capaz de cumprir o objetivo e vai muito além das expressões mais usadas como “ligue já” ou “clique aqui”.
Algumas dicas para obter um bom copy:
- Conhecer a persona
O copy deve ser escrito com base em todos os dados que possui sobre a persona;
- Dar exemplos
Referências capazes de comprovar a eficácia do que está a anunciar, provando ao público a eficácia do produto/serviço;
- Construir bons títulos e boas histórias
Para começar, um bom título para chamar a atenção do leitor. A seguir, uma boa história para o encantar;
- Utilizar verbos de ação e emoção
Sensações e sentimentos são meios para convencer o público para a necessidade de dar o próximo passo. Os verbos de ação são utilizados para conduzir para a ação desejada;
- Usar gatilhos mentais
Desde que utilizados de forma correta, o uso de gatilhos mentais levam o potencial cliente a realizar uma ação.
Qual a diferença entre copywriting e escrita publicitária?
O copywriting é mais apropriado para estratégias de atração como o Inbound Marketing, onde o processo de venda se estende num longo processo persuasivo. A escrita publicitária permanece como um instrumento voltado para as vendas diretas. Assim sendo, não são conceitos distintos, mas sim complementares.
O Inbound Marketing, o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo
O copywriting ganhou importância nos últimos anos devido à aposta no inbound marketing, no marketing digital e no marketing de conteúdo, com o objetivo da produção de textos, slogans e e-books.
O marketing de conteúdo fez com que as empresas deixassem para trás as publicidades de forma invasiva e se transformassem em educadoras. Uma marca que investe neste tipo de marketing, tem como objetivo atrair, cativar e educar o público-alvo, utilizando conteúdos que lhes sejam relevantes.
Ao apostar nestes conteúdos de qualidade é possível aumentar a rede de clientes e potenciais clientes de uma marca. Além disso, é uma ótima estratégia para tornar uma empresa numa referência da sua área.
Por fim, é essencial escrever bem, mas só escrever bem não é o suficiente. Numa estratégia é necessário inspirar o público de forma a que este crie um relacionamento com a marca e tome uma atitude perante um produto/serviço.
Estamos a falar de negócios e estes precisam de gerar lucro, por isso, apresentar um conteúdo relevante, que satisfaça a necessidade imediata do leitor é o primeiro passo para que uma marca fique na mente do público.