A IMPORTÂNCIA DO COPYWRITING NO SUCESSO DE UMA MARCA

A IMPORTÂNCIA DO COPYWRITING NO SUCESSO DE UMA MARCA
18 Out 2022 / by noventa in Marketing Digital, Redes Sociais

O copywriting define-se como a produção de textos persuasivos para ações de marketing com o propósito de gerar conversões e vendas. É utilizado na produção de conteúdos para as redes sociais, e-mails, sites, blogs, anúncios, infográficos, entre outros.

A principal característica deste tipo de texto é o uso de uma chamada para ação (CTA) que tanto pode ser para clicar num link, como para assinar uma newsletter ou até mesmo para efetuar uma compra de um produto/serviço.

A popularidade deste conceito aumentou imenso nos últimos anos devido ao avanço da internet, e, atualmente, é uma ferramenta essencial na estratégia de marketing digital de qualquer marca.

A linguagem acessível e os títulos curtos, são alguns dos princípios que o copywriting deve cumprir. Deve também focar na emoção, sem exageros.

É apresentado, em forma de texto ou áudio, em:

  • Anúncios (televisivos, redes sociais, revistas, jornais…);
  • Script (textos utilizados em vídeos publicitários);
  • Artigos (blogs, e-books);
  • Email marketing.

 

Objetivo do Copywriting

O CTA é o principal elemento de um copy, o que significa que ao longo da jornada é necessário que o público tenha uma atitude, seja fazer um download, assinar uma newsletter, efetuar uma compra ou simplesmente aceder a um site para ler um artigo, por exemplo.  Para que isso aconteça, o copywriter tem de ser capaz de convencer e cativar a atenção do público.

 

O que é um bom copy?

É aquele que é capaz de cumprir o objetivo e vai muito além das expressões mais usadas como “ligue já” ou “clique aqui”.

Algumas dicas para obter um bom copy:

  • Conhecer a persona

O copy deve ser escrito com base em todos os dados que possui sobre a persona;

  • Dar exemplos

Referências capazes de comprovar a eficácia do que está a anunciar, provando ao público a eficácia do produto/serviço;

  • Construir bons títulos e boas histórias

Para começar, um bom título para chamar a atenção do leitor. A seguir, uma boa história para o encantar;

  • Utilizar verbos de ação e emoção

Sensações e sentimentos são meios para convencer o público para a necessidade de dar o próximo passo. Os verbos de ação são utilizados para conduzir para a ação desejada;

  • Usar gatilhos mentais

Desde que utilizados de forma correta, o uso de gatilhos mentais levam o potencial cliente a realizar uma ação.

 

Qual a diferença entre copywriting e escrita publicitária?

O copywriting é mais apropriado para estratégias de atração como o Inbound Marketing, onde o processo de venda se estende num longo processo persuasivo. A escrita publicitária permanece como um instrumento voltado para as vendas diretas. Assim sendo, não são conceitos distintos, mas sim complementares. 

 

O Inbound Marketing, o Marketing Digital e o Marketing de Conteúdo

O copywriting ganhou importância nos últimos anos devido à aposta no inbound marketing, no marketing digital e no marketing de conteúdo, com o objetivo da produção de textos, slogans e e-books.

O marketing de conteúdo fez com que as empresas deixassem para trás as publicidades de forma invasiva e se transformassem em educadoras. Uma marca que investe neste tipo de marketing, tem como objetivo atrair, cativar e educar o público-alvo, utilizando conteúdos que lhes sejam relevantes.

Ao apostar nestes conteúdos de qualidade é possível aumentar a rede de clientes e potenciais clientes de uma marca. Além disso, é uma ótima estratégia para tornar uma empresa numa referência da sua área.

Por fim, é essencial escrever bem, mas só escrever bem não é o suficiente. Numa estratégia é necessário inspirar o público de forma a que este crie um relacionamento com a marca e tome uma atitude perante um produto/serviço.

Estamos a falar de negócios e estes precisam de gerar lucro, por isso, apresentar um conteúdo relevante, que satisfaça a necessidade imediata do leitor é o primeiro passo para que uma marca fique na mente do público.

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