
“Cultura não é ler muito, nem saber muito; é conhecer muito.” Fernando Pessoa
Nova semana, novas sugestões de eventos que te podem inspirar. Desde a música à dança, do teatro à literatura, áreas diferentes, mas com a criatividade e o amor à arte em comum.
Apesar do momento em que vivemos, não nos esqueçamos que a cultura é segura e necessária!
Distrito de Braga:
Na cidade do galo, podes assistir a dois concertos de boas vindas a 2022 com grupos musicais da terra. No dia 21 a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Barcelos apresenta-se com um programa alegre e festivo no Theatro Gil Vicente. No dia 22, no mesmo local, é a Banda Musical de Oliveira que irá animar o público com um reportório composto por vários estilos.
Ainda em Barcelos, a peça “A cigarra e a formiga” é o plano em família ideal para a tarde de domingo. Esta fábula infantil será apresenta pela companhia de teatro profissional da cidade “A Capoeira” e estreia no palco do Theatro Gil Vicente no dia 23 de janeiro.
No Theatro Circo, esta sexta-feira, entra em cena o espetáculo de teatro e dança “RITE OF DECAY”, uma dança sobre a morte ou várias mortes. A coreógrafa e performer Joana Castro, parte da ideia da gestão de um corpo que se desmultiplica noutros, que se expõe e falha.
Distrito do Porto:
Este sábado, o humorista e contador de histórias, Jorge Serafim apresenta a oficina de narração oral e promoção da leitura “Contar e ler para respirar”. Inserido nas comemorações do Dia Internacional do Riso, esta oficina terá lugar na Biblioteca Municipal José Régio onde o autor irá partilhar técnicas de narração, reflexões sobre a mediação leitora e vai realizar atividades práticas usando o livro como ferramenta.
A partir do dia 22 e até 21 de março, a exposição “Contrastes e Obstruções” de Paulo J. Mendes poderá ser visitada no Dona Mira, Porto. A alma portuense está representada de forma surpreendente nos desenhos deste artista, que através de cores suaves, traços firmes e elementos citadinos vai levar o público a ver de forma diferente paisagens e sítios da cidade.
Online:
O documentário “They’ll love me when i’m dead” mostra a produção do filme “O Outro Lado do Vento” do diretor Orson Welles. Este cineasta brilhante já no final da sua carreira deposita as suas esperanças neste filme para voltar a Hollywood e o documentário apresenta de forma divertida o processo criativo e dificuldades profissionais na produção de um filme já num período de vida avançado.
Continua a acompanhar a nossa agenda e a marcar lugar nos museus e salas de espetáculos mais próximos. Boa semana e até à próxima quinta-feira!