AGEND’ARTE de 18 a 24 de Março

AGEND’ARTE de 18 a 24 de Março
18 Mar 2022 / by noventa in Cultura

“A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais.” Voltaire

Uma semana de muitas comemorações! A agenda está repleta de eventos dedicados ao Dia do Pai, Dia Internacional do Artesão e Dia Mundial da Poesia. Além disso, temos ainda dois concertos, uma peça de teatro, um espetáculo de dança e um documentário sobre as redes sociais. 

Em qual vais marcar presença? 

 

Artesanato

Além do dia do pai, no dia 19 de março comemora-se também o Dia Internacional do Artesão. A cidade de Barcelos não podia deixar de assinalar esta data, dado que este ofício é muito importante para os barcelenses e o artesanato é um legado que passa entre gerações. Com o objetivo de promover e valorizar as artes tradicionais, o município organizou um conjunto de iniciativas ao longo do dia:

  • Mesa redonda “O futuro do artesanato na ótica do artesão” (Biblioteca Municipal)
  • Visita teatralizada pelo mundo maravilhoso do figurado de Barcelos (Centro Histórico)
  • Workshop “Sete artes para experienciar” (Largo da Porta Nova)
  • Espetáculo musical “Media Arts” por Frederico Dinis (Museu da Olaria)

Cartaz oficial do evento

 

Infantil

Para celebrar o Dia do Pai, sugerimos uma atividade para as crianças entre os 3 e 12 anos. Com a participação da artista Maria Carvalho, as crianças vão criar o seu pai super-herói através da modelagem no barro. A atividade vai decorrer no Museu da Olaria (Barcelos), é gratuita e será dividida em duas sessões, realizadas nos dias 19 e 26 de março. Cada sessão será precedida de uma visita guiada a uma das exposições presentes neste museu. 

 

Poesia

Anualmente, a 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Poesia e, por isso, esta semana trazemos dois eventos dedicados a este género literário. No sábado, dia 19, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta-se ao público o Recital de Poesia “Recados de Villaret”. Nuno Miguel Henriques faz esta homenagem a João Villaret, recitador e ator do século XX, através de um espetáculo épico, onde a poesia será levada ao público de forma emotiva e cativante. 

No Centro de Memória de Vila do Conde, as celebrações da poesia também vão acontecer com uma sessão de leitura poética, em homenagem a Saúl Dias, na voz de Isaque Ferreira. 

Cartaz oficial do evento

 

Concertos

No Auditório Municipal de Vila do Conde, na noite de sexta-feira, dia 18, está marcado o concerto de Rui Taipa. Este artista, que canta e compõe em português, participou recentemente no famoso programa “The Voice Portugal”, mas o seu percurso iniciou-se em 2010. Em 2014 é o ano de lançamento do seu primeiro EP “Meia Dúzia de Histórias”, no ano seguinte começou a pisar palcos maiores acompanhado de uma banda de suporte e em 2017 lança o seu primeiro longa duração “berro”.

No seguimento de sugestões de concertos de jovens cantores, segue-se Elisa que atua no dia 24 na Casa da Música, Porto. Em 2020, esta cantora deu-se a conhecer ao país e ao mundo com a vitória no Festival da Canção, com a interpretação da música “Medo de Sentir”. Infelizmente, devido à pandemia não houve Eurovisão nesse ano e Elisa não chegou a representar Portugal na Europa, mas a sua carreira seguiu com o lançamento do seu primeiro álbum “No Meu Canto”. 

 

Teatro e Dança

A Duplaface – Companhia das Artes apresenta a peça “Miosótis” no dia 18 de março, no Teatro Diogo Bernardes. Trata-se de um retrato de uma das partes mais negras da história do século XX, a Segunda Guerra Mundial, mas tem como objetivo mostrar que além das vítimas, também os agressores ficam com traumas para a vida. A mensagem é que numa guerra não há vencedores nem vencidos, todos saem fragilizados. Um espetáculo muito necessário nos dias atuais, pois quando se achava impossível isto voltar a acontecer, fomos surpreendidos com uma guerra em 2022. 

Na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, a companhia de dança Kale apresenta a sua nova criação chamada Triplo, um espetáculo de dança contemporânea que junta em palco três coreógrafos de diferentes nacionalidades e jovens bailarinos.

 

Documentário

O dilema das redes sociais é um documentário da Netflix, que tem como alerta o impacto que as redes sociais podem ter sobre a democracia e a humanidade. Dirigido por Jeff Orlowski, foi o segundo mais assistido do mundo quando estreou, com mais de 37 milhões de visualizações no primeiro mês.

 

Que achaste das sugestões desta semana? Continua a seguir a nossa agenda cultural e a apoiar a classe artística! Voltamos, como sempre, na próxima quinta-feira. 

 

Caso tenhas algum evento que queiras ver partilhado no Agend’arte envia email para cultura@noventa.pt.

+info:

www.cm-barcelos.pt

www.museuolaria.pt

www.cm-pontedelima.pt

www.cm-viladoconde.pt

www.casadasartes.org

www.casadamusica.com

 

Deixa um comentário

EN