
Nova semana, novas oportunidades de ver e apoiar a arte através de diferentes eventos culturais!
A agenda dos próximos dias conta com várias peças de teatro, um festival de dança e concertos de dois músicos portugueses talentosos, que estão a dar passos firmes nas suas, ainda curtas, mas promissoras, carreiras. Destaque para o documentário sugerido, um relato impressionante da resistência do povo ucraniano, que foi demonstrado em momentos passados e volta a repetir-se na atualidade.
Teatro
O teatro volta em força neste fim-de-semana ao Theatro Gil Vicente. Nos dias 11 e 12, às 21h30, com “O Saque”, peça encenada pela Associação D’Improviso – Artes do Espetáculo. O ponto de partida desta história são dois amantes que decidem assaltar um banco e escondem o dinheiro no caixão onde se encontra a mãe de um deles, um espetáculo que se caracteriza pelo humor negro, resultando numa comédia mordaz.
No dia 13, às 16h00, os mais novos entram no mundo da fantasia com a peça “Antivírus, a magia contra-ataca”. Um retrato da atualidade, onde um vírus não deixa as pessoas viverem como gostam, mas, neste caso, será que a magia não o consegue vencer?
No Auditório Municipal de Vila do Conde, podes assistir ao espetáculo “Revista cor-de-rosa” que estará em palco nos próximos dias 11, 12 e 13. A autora Ana Sampaio e Maia regressa ao teatro de comédia, acompanhada de um elenco de luxo, com esta peça onde aborda os assuntos de maior relevo social e político da atualidade artística em Portugal. Ficam prometidas muitas gargalhadas e lágrimas de tanto rir!
“O Saque”
Dança
A dança vai ter especial destaque durante três dias de festa, de dia 11 a 13 de março, dirigida para todos os apaixonados por esta arte. O Póvoa Dance Fest é um festival que pretende promover a dança como elemento importante na vida de centenas de crianças e jovens. Vai decorrer na Escola Secundária Rocha Peixoto e conta com um vasto programa de atividades e atuações.
Cartaz oficial “Póvoa Dance Fest 2022”
Música
Esta semana apresentamos como sugestão dois concertos de dois jovens talentos, que têm uma carreira muito promissora pela frente. Salientamos a importância de apoiar e valorizar todos os artistas portugueses, nomeadamente os que estão a dar os primeiros passos no setor das artes.
Na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, no próximo sábado, o compositor e interprete NEEV vai dar um concerto. Finalista do Festival da Canção 2021 com a música “Dancing in the stars”, é um dos artistas portugueses com maior expansão internacional.
Na terça-feira, dia 15, sobe ao palco da Casa da Música a fadista Filipa Biscaia. Iniciou o seu percurso a cantar no ambiente universitário de Coimbra e, por isso, o seu primeiro disco percorre o fado de Coimbra e o fado tradicional de Lisboa.
Cartaz oficial do evento
Documentário
No seguimento de todos os acontecimentos recentes na Ucrânia, a nossa sugestão desta semana vai para o documentário “Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom”.
Disponível na Netflix, este documentário conta a história dos 93 dias de revolta popular, que armados de coragem e determinação lutaram pela sua liberdade contra as forças de intervenção, conseguindo ditar a queda do regime. Lançado em 2015, tem sido amplamente visto e partilhado agora porque nos ajuda a perceber a resistência do povo ucraniano.
Cartaz oficial do evento
Esperamos que tenhas gostado dos eventos culturais que apresentamos e que assistas aos que mais te interessaram. Até à próxima quinta-feira!
Caso tenhas algum evento que queiras ver partilhado no Agend’arte envia email para cultura@noventa.pt.
+info: