8 DICAS PARA UMA NEWSLETTER EFICAZ

8 DICAS PARA UMA NEWSLETTER EFICAZ
14 Jul 2022 / by noventa in Dicas, Marketing Digital

Uma estratégia de marketing eficaz tem de contar com o envio de newsletters porque se trata de email com conteúdo útil, direcionado para um público específico e enviado com frequência para fortalecer o relacionamento de uma empresa com os subscritores.

Esta ferramenta quando bem utilizada pode trazer inúmeros benefícios para a empresa, por isso, apresentamos oito pontos fundamentais que deves ter em atenção na construção de uma newsletter:

1. Definir o objetivo do conteúdo
Em primeiro lugar é preciso definir qual é o objetivo da comunicação:
● Fidelização de clientes;
● Geração de leads;
● Conversões em vendas;
● Aumento do tráfego no site ou blog.

2. Segmentar a lista de contactos
O erro mais comum no email marketing é generalizar o envio das comunicações. As newsletters devem ser enviadas consoante os interesses do leitor, no entanto, para isso ser possível, é necessário fazer a segmentação de todos os contactos, através de:
● Listas – quando identificamos um grupo de pessoas com os mesmos interesses.
● Tags – são usadas para segmentar ainda mais, num só contacto ou em vários contactos em simultâneo. Por exemplo, se pretende enviar uma oferta, mas apenas para clientes premium, basta atribuir uma tag com o nome dessa oferta.

Desta forma, consegue-se formar um grupo com características semelhantes e enviar-lhes apenas conteúdos do seu interesse.

3. Criar um título apelativo
Um título curto e criativo, destacando-se dos demais, sem deixar de oferecer a indicação sobre o conteúdo do email.

4. Personalizar o assunto do email
O assunto deve ser sucinto, objetivo e, principalmente, relevante para quem o vai ler, pois é o grande responsável pela boa taxa de abertura de emails. Também é importante que o nome da sua empresa conste no remetente do email, de forma a identificar, prontamente, a sua origem.

5. Ser direto e curto na mensagem
As mensagens devem ser diretas e curtas. Quando a informação é mais extensa, o ideal, será direcionar o leitor para o site ou blog, onde deverá conter o artigo completo sobre o tema.

6. Desenvolver um design intuitivo e adaptado a mobile
Optar por templates modernos e simples, com o espaçamento adequado entre imagens e textos, permite que as informações tenham o destaque pretendido. Uma vez que a maioria das pessoas visualizam conteúdos online no smartphone, o layout deverá estar adaptado a todos os dispositivos.

7. Utilizar imagens e vídeos
Com a utilização de imagens e vídeos profissionais, a newsletter ficará mais apelativa visualmente, cativando dessa forma o subscritor para a leitura da mensagem.

8. Escolher um bom CTA
O Call to Action (chamada para a ação) é um dos principais elementos de qualquer comunicação empresarial, tendo grande importância no aumento da taxa de cliques. Posto isto, ao longo da newsletter é importante dispor botões que façam sentido, encaminhando o leitor a tomar a ação pretendida. Um erro muito comum é colocar a CTA no fim do texto, algo que não deve ser feito porque muitas vezes quem recebe o email não o vê até ao final. Por isso, para não perder um clique valioso, deve-se colocar CTA em várias partes da newsletter, de maneira a envolver o leitor na mensagem.

É necessário ter atenção a todos estes pontos para criar uma newsletter apelativa e com uma mensagem eficaz, de forma a cumprir os objetivos que definiu para o envio da mesma. Depois de enviada, deves acompanhar as métricas mais importantes para verificar qual é o conteúdo que o público mais aprecia e se o objetivo foi cumprido.


Diogo Rodrigues.

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