
Uma das atuais dificuldades na comunicação de uma empresa é conseguir destacar-se num mercado lotado e onde os consumidores são “bombardeados” com informação a toda a hora e em todo o lado. Já foste confrontado com esta questão?
Sabemos que sim porque trata-se realmente de um problema para as empresas conseguir captar a atenção do público para a sua comunicação quando existe tantas outras a comunicar ao mesmo tempo. Mas temos a resposta para ultrapassar esta dificuldade: Marketing de Conteúdo!
Também conhecido como content marketing, esta estratégia tem como objetivo desenvolver conteúdo relevante e de alta qualidade para atingir um público específico. Seja através de artigos, ebooks, email marketing, posts nas redes sociais ou outro qualquer meio de comunicação, o importante é que abordem o que os clientes precisam, e não o que empresa faz ou vende.
Assim, este conceito passa por produzir conteúdos que impactem de forma positiva o seu público-alvo, e podem ser educacionais, profissionais ou de entretenimento.
Princípios Fundamentais:
Segundo o autor Rafael Rez, uma estratégia de marketing de conteúdo bem fundamentada tem cinco princípios:
- Ser uma fonte de conhecimento para o consumidor;
- Saber onde é que o público procura informação e estar lá para entregar aquilo que ele precisa;
- Oferecer conteúdo que ajude o potencial cliente a satisfazer as necessidades e objetivos dele;
- Estar presente em todas as etapas do processo de compra;
- Estabelecer uma relação de confiança com os clientes.
Vantagens do marketing de conteúdo:
Quanto melhor for o conteúdo desenvolvido, mais benefícios irá trazer à marca, que passa a ser vista como uma referência naquilo que fala. Vê que vantagens podes obter se apostares numa estratégia de marketing de conteúdo:
- Geração de leads;
- Melhor posicionamento e mais notoriedade;
- Relação próxima com os clientes;
- Imagem positiva da marca;
- Fidelização de clientes;
- Mais vendas.
Agora que já sabes em que consiste o marketing de conteúdo e os benefícios que pode dar à tua marca, fala connosco para te ajudarmos a pôr em prática.