
A restauração é um setor em crescimento e com grande relevância na economia portuguesa. Por outro lado, também o mundo digital tem evoluído rapidamente e influenciado este serviço. A ida a um restaurante é, atualmente, uma experiência que se inicia muito antes da hora da refeição. Começa online, com a pesquisa do local, do menu, dos preços e da disponibilidade. Se o teu restaurante não dispõe de toda esta informação online, então este artigo é para ti.
Há males que vêm por bem?
É comum dizer-se esta expressão no nosso quotidiano, mas será mesmo verdade? Neste caso sim! A pandemia trouxe muitos problemas no ramo empresarial, mas obrigou à reinvenção dos negócios e esta transformação é benéfica para todos. No setor da restauração muitas mudanças tiveram de ser implementadas, de forma a ultrapassar as barreiras impostas pelos confinamentos e para aumentar a produtividade durante estes períodos. Aqui surge o marketing digital como um aliado para combater os problemas do presente e preparar um futuro mais seguro.
O digital como ingrediente principal
Não importa a dimensão, o conceito ou a especialidade gastronómica, uma estratégia de marketing bem estruturada trará sempre benefícios para o teu negócio. E para que esta seja eficaz, tem de ser aplicada junto do cliente.
Assim, em primeiro lugar, é importante perceber as características do cliente atual. Com os avanços tecnológicos e com a pandemia, o cliente agora é mais informado, mais conectado, tem novos hábitos e valoriza conceitos como a saúde pública, a limpeza e a sustentabilidade.
Depois é importante definir os meios digitais por onde vai passar a estratégia. Apresentamos-te alguns pontos que deves ter em conta:
- Redes Sociais – Criar conteúdo que valorize a comida e o espaço do teu restaurante;
- Google – Criar o perfil do teu restaurante nesta plataforma. Com isto consegues coloca-lo no Maps, informar os horários e contactos e ainda receber avaliações;
- SMS e Email Marketing – Informar sobre descontos, novos pratos, data especiais, eventos, entre outros;
- Aplicações – Possibilitar o aumento do número de reservas, ver o menu ao pormenor e fazer encomendas bem como pagamentos de takeaway.
Nenhuma estratégia é estanque, principalmente no digital onde tudo avança e muda de forma rápida. Trata-se de um trabalho contínuo e, por isso, deves analisar os resultados das tuas ações e sempre que necessário fazer melhorias.
A tudo isto soma-se a importância da tua mensagem ser consistente, mantendo os meios de comunicação atualizados. Portanto, se não tens disponibilidade ou se precisas da ajuda de profissionais para trabalhar a comunicação do teu restaurante, fala connosco!