
No passado dia 9 de abril, fomos até à FIL, em Lisboa, para visitar a Portugal Print Packaging & Labeling, evento de referência do mercado nacional e internacional, organizado pela Profair.
Queremos dar sempre a melhor resposta aos nossos clientes, com soluções capazes, modernas e diferenciadas. Sendo uma feira de referência em Portugal, sabíamos que seria possível encontrar as novas tendências de mercado e evolução tecnológica, permitindo abrir horizontes para prestar um serviço de maior qualidade.
Quanto à visita propriamente dita, começo por louvar a organização. Com fluidez na entrada, demos início a uma visita que se tornaria uma agradável surpresa.
Dentro do espaço da feira, deparámo-nos com uma quantidade muito significativa de expositores repletos de cor e com as mais recentes tecnologias e serviços, disponíveis para as indústrias gráficas e de embalagem.
O ruído de fundo de múltiplas impressoras em funcionamento transmitia um ar industrial que, nós Designers, normalmente, deixamos para segundo plano, quer porque não nos é dada a possibilidade de ir ao terreno e perceber o processo quer porque preferimos o conforto da nossa cadeira. O contacto com o lado transformador dos nossos trabalhos tem um papel essencial na evolução da nossa capacidade sensitiva e criativa. Não chega desenvolver o desenho, é preciso pensar como este vai ser transformado em algo palpável e com o efeito/resultado que todos pretendem.
Percorremos os corredores, apreciamos a beleza da maquinaria, conversamos, estabelecemos contactos, partilhamos e recebemos conhecimento.
As indicações que temos é que em 2023 a Portugal Print Packaging & Labeling vem até ao norte do país. É muito provável que a Noventa volte a visitar este certame.
Explorar é abrir horizontes.
Diogo Rodrigues.