Rebranding: qual é o momento certo para renovar uma marca?

Rebranding: qual é o momento certo para renovar uma marca?
23 Fev 2022 / by noventa in Branding

A aparência do teu negócio está a ficar desatualizada? Os consumidores têm optado por empresas com identidades e imagens mais inovadoras? Então, está na hora de renovar e reposicionar a tua marca no mercado!

É importante manter-se fiel à essência e propósito da marca, mas o tempo passa, as coisas mudam e os clientes também.

O rebranding visa melhorar e renovar a perceção de uma marca no mercado, mudando a forma como o consumidor a vê. Pode passar por criar um novo nome de empresa, alterar parte ou toda a sua identidade, mas também implementar novas estratégias de comunicação, novos produtos e experiência do cliente.

 

Apresentamos quatro motivos que te podem levar a optar pelo rebranding:

  • Previsão de crescimento – Aquando do crescimento da tua empresa, irás precisar de um rebranding, para adquirir a força e o impacto necessário para acompanhar o mercado.
  • Nova área de negócio ou novo público – Se a tua marca vai começar a incluir uma nova área de negócio, o recurso ao rebranding é essencial. Desta forma, evitas problemas de coerência.
  • Antiguidade – Se a tua empresa já funciona há vários anos deves evitar que esta passe a ser vista como antiquada. Assim, torna-se fundamental usar o rebranding para revitalizar a imagem e permitir que esta continue a ser procurada.
  • Concorrência – Se uma empresa concorrente está a desenvolver uma grande notoriedade no mercado deixando assim a tua menos visível, o rebranding vai ajudar-te a dar o impulso que precisas.

 

Exemplo: Hugo Boss

Um dos exemplos de rebranding mais recentes, é o da conceituada marca de luxo alemã Hugo Boss. Até 2025, a marca pretende investir 100 milhões de euros no seu novo posicionamento, desde o marketing até ao design.

Como podes ver na imagem abaixo, o logotipo sofreu alterações ao nível da tipografia, que antes transmitia elegância e sofisticação e agora comunica simplicidade e modernização.

Esta renovação da marca advém da vontade de direcionar e vincar as diferenças, de forma clara, entre as suas duas marcas, Boss e Hugo. A primeira tem como público-alvo os millennials, com idades entre 25 e 40 anos, enquanto a segunda tem como foco a Geração Z, com menos de 25 anos.

Boss, a principal marca, tem como campanha “#BeYourOwnBoss, que teve o seu foco no Instagram e teve como caras da campanha o fenómeno da internet Khaby Lame, o rapper Future e as modelos Kendall Jenner e Hailey Bieber.

Hugo, a preços um pouco mais acessíveis, está a adotar uma postura jovem para o futuro e, por isso, apostou na bailarina Maddie Ziegler, na modelo Adut Akech e o rapper coreano-americano Big Matthew, para serem as estrelas desta marca. O foco desta campanha está no TikTok e tem como slogan “HUGO your own way”.

As campanhas lançadas nas últimas semanas alcançaram valores históricos e quebraram recordes para a empresa! Só no primeiro dia 1,9 mil milhões de visualizações e 75 milhões de likes.

Agora que já leste mais sobre este assunto, achas que a tua marca precisa de uma renovação? Este é um grande desafio, com possíveis riscos, mas quando bem-sucedido é uma estratégia de sucesso! Se o rebranding é a solução para a tua marca, fala connosco!

 

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