
As redes sociais e o website são os canais mais importantes para as empresas, pois servem de fontes de informação, comunicação e interação com o público.
As redes sociais ao longo dos anos foram ganhando popularidade e tornando-se indispensáveis no dia a dia de toda a gente. São muitas e diversas, no entanto, as mais utilizadas são o Facebook, o Instagram, o Youtube, o Twitter e o LinkedIn. Terá de ser avaliada qual ou quais fazem mais sentido para cada empresa, dependendo do ramo de atividade, do objetivo da comunicação e, também, do público que pretende atingir. Cada uma deverá ser pensada com diferentes abordagens de comunicação, mas é crucial inseri-las nas estratégias de comunicação de uma empresa, seja ela B2B ou B2C.
É a rede social líder mundial em número de utilizadores, tornando-se assim indispensável para qualquer empresa. É uma ótima plataforma para a promoção de empresas.
É indicado para criar experiências visuais através da partilha de fotografias e de vídeos relacionados com os produtos/serviços/marca.
Youtube
Também é indicado para criar experiências visuais, partilhando vídeos relacionados com os produtos/serviços/marca, aumentando assim a confiança do cliente.
É uma excelente plataforma para fazer estudos de mercado e responder a questões dos utilizadores.
Considerada a rede social mais formal, é excelente para criar uma rede de contactos profissionais, facilita o recrutamento e a comunicação corporativa. É ideal para comunicar com outras empresas a fim de criar oportunidades de negócio. A nível pessoal, é uma ótima ferramenta para encontrar oportunidades de trabalho.
Vantagens da sua utilização para as empresas
Fácil de usar e sem custos de adesão, são inúmeras as vantagens associadas à sua implementação na comunicação empresarial:
- Alcance ilimitado de clientes e potenciais clientes
Todos terão acesso às informações partilhadas quando e onde quiserem, o que facilita bastante na procura de produtos/serviços.
- Permite conhecer o público
Através de gostos, comentários e/ou mensagens conseguem facilmente conhecer o público que demonstra interesse na marca/produtos/serviços.
- Permite obter um feedback e dar informações em tempo real
Através dos mesmos meios (gostos, comentários e/ou mensagens) é possível obter um feedback em tempo real sobre a própria marca, os seus produtos e/ou serviços, assim como esclarecer todas as dúvidas que possam surgir no público. Esta vantagem faz com que tenham uma melhoria no atendimento ao cliente.
- Criação de leads
A partilha de informação sobre produtos e/ou serviços, facilita ao cliente o processo da decisão de compra.
- Maior alcance a baixo custo
O meio digital é o que oferece maior alcance de clientes e possíveis clientes a um custo baixo, o que permite às empresas com orçamentos mais reduzidos competir com as grandes empresas.
- Geram mais vendas, mais tráfego na web e consequente melhora o seu posicionamento
Ao ter mais facilidade em conhecer o produto/serviço e toda a informação sobre os mesmos, o cliente irá sentir-se confortável em comprar online através do website da marca. É uma das vantagens que ajuda na fidelização de clientes, uma vez que ao experimentar e gostar, vai querer repetir a compra sem dificuldades, pois está ao alcance de um clique.
- Permite conhecer melhor a concorrência
A maioria das empresas estão nas redes sociais e isto permite conhecer melhor a concorrência, perceber as suas estratégias e quais as reações que provocam no público.
As redes sociais tornaram-se numa peça chave da comunicação de qualquer empresa, ajudando na aproximação entre a marca e o cliente. Os meios de publicidade tradicionais já não apresentam os mesmos resultados, e isso fez com que o marketing digital crescesse para dar resposta ao perfil do consumidor atual.
Alguns conteúdos partilhados irão espalhar-se organicamente, contudo é sempre bom investir na sua promoção. A publicidade orgânica em conjunto com a publicidade paga é o caminho certo para expandir uma marca. Desta forma, é mais provável que os conteúdos cheguem ao público definido e, assim, obter o sucesso desejado.
Escrito por Ana Silva